segunda-feira, 26 de maio de 2008

MMA apresenta projeto de apoio ao ecoturismo de base comunitária

15/05/2008
Grace Perpetuo

O Programa de Apoio ao Ecoturismo e à Sustentabilidade Ambiental do Turismo (Proecotur) da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR) do MMA lançou, durante Seminário Internacional de Turismo Sustentável (Sits 2008), em Fortaleza (CE), o projeto Carteira de Projetos de Ecoturismo de Base Comunitária. O projeto tem como objetivo fortalecer o ecoturismo comunitário no País, especialmente naquelas comunidades que vivem em áreas naturais, em áreas rurais e em Unidades de Conservação e seus entornos.
No Painel 1 - Turismo, Políticas Públicas e Desenvolvimento, a SEDR também apresentou resultados do Programa Projetos Demonstrativos (PDA) do ministério, no tema "ecoturismo e turismo rural". Trata-se de 14 projetos em execução na região Nordeste (BA), Sudeste (SP, MG, RJ) e Sul (PR, SC e RS) do Brasil, beneficiando 1.515 famílias de comunidades locais (urbanas e rurais) e povos e comunidades tradicionais (indígenas, faxinais e quilombolas). Os projetos aliam parcerias públicas e/ou privadas e do terceiro setor, e atividades no interior ou no entorno de Unidades de Conservação de Proteção Integral ou de Uso Sustentável.
O Sits 2008, que se encerra nesta quinta-feira, reuniu a academia, a sociedade civil organizada, comunidades tradicionais indígenas, quilombolas, ribeirinhas, caiçaras, poder público e operadores de turismo comunitário. Foram apresentadas experiências de 11 países da América Latina, Europa e Estados Unidos.
ASCOM-MMA

Nenhum comentário: