segunda-feira, 19 de maio de 2008

Participe das discussões dobre a Serra da Canastra e as Ações do Programa de Revitalização no Alto São Francisco

A partir de 2002, quando o governo entendeu que o Parque Nacional da Serra da Canastra tem 200.000ha, se desenharam na região uma série de conflitos relacionados a diversas atividades econômicas que passaram a sofrer restrições. Isto teve impacto significativo nas vidas de várias comunidades e milhares de pessoas.

Percebendo isso, iniciei um trabalho de mobilização nos seis municípios com áreas no Parque, para que estas comunidades tivessem oportunidade de serem ouvidas, sabendo que para isso seria necessária a escolha de um interlocutor que pudesse falar em nome da população.

Este trabalho de mobilização conta com o apoio e empenho de importantes lideranças políticas de projeção nacional, como o deputado federal e ex-ministro Carlos Melles, o também deputado federal Odair Cunha, o Fernando Gabeira e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, e deu visibilidade à questão da Canastra permitindo que a partir daí acontecessem importantes avanços no sentido da construção negociada, de uma solução legal e pacífica dos conflitos que se apresentavam.

Ao mesmo tempo participamos ativamente do planejamento de todas as ações coordenadas que o Governo Federal começou a implantar na região do Alto São Francisco, previstas no Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Ciente da necessidade dos municípios se organizarem para apresentar suas demandas de forma regionalizada, tendo como base territorial bacias hidrográficas, há cerca de três anos iniciei um trabalho regional de articulação, aproximando prefeituras, ONGs, instituições de ensino e pesquisa e de lideranças políticas e sociais, tendo por objetivo a construção de projetos comuns de impacto e interesse regional.

Estou convidando você a participar deste processo através do Blog do Picardi.


Um comentário:

Paulo Henrique - ADESROQUE disse...

Bom dia! Não se trata especificamente da minha área de atuação, mas em virtude do que venho presenciando no município de Sâo Roque de Minas, a atuação das ONG's de preservação, a conscientização da população, mobilização de atores sociais, a própria questão de regularização das propriedades, etc., acredito que algum tipo de parceria entre ONG's, instituições como SENAR e/ou EMBRAPA, instituições educacionais e proprietários rurais possa viabilizar uma espécie de "propriedade rural piloto" , focando o aspecto da preservação ambiental, produção sustentável e inclusão social, funcionando também como uma espécie de desembaraço jurídico-político da propriedade em relação a sua inserção no contexto e entorno do PARNA da Serra da Canastra.