terça-feira, 22 de julho de 2008

Bravatas de Nelson Jobim não garantem a segurança nem a inviolabilidade do espaço territorial brasileiro.

Bravatas de Nelson Jobim não garantem a segurança nem a inviolabilidade do espaço territorial brasileiro.

Depois de 58 anos os Estados Unidos reativaram no último dia 12 de julho a IV Frota de sua marinha, criada em 1943 durante a segunda Guerra Mundial para proteger navios brasileiros de ataques de submarinos alemães atualmente está sob o comando do contra-almirante Joseph D. Kernan.
Segundo a secretária de Estado Americano Condoleezza Rice, o Brasil não tem motivos para se preocupar, ela assegurou que a iniciativa tem por objetivo a cooperação no combate ao tráfico de drogas e ao terrorismo, sem prejuízo ao respeito ao direito internacional, sobretudo "o direito do mar".
Apesar das palavras da Secretária de Estado Americano, o comandante da Marinha do Brasil, Almirante Júlio Soares de Moura Neto, demonstra preocupação ao afirmar que hoje o Brasil não tem condições de patrulhamento da costa brasileira, tão pouco tem condições de cumprir com suas atribuições constitucionais. O mar territorial brasileiro ocupa uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados, onde está quase que a totalidade de nossas reservas de petróleo.
Segundo o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, a reativação da frota americana reforça a necessidade de o Brasil re-aparelhar sua Marinha. O almirante reconheceu que, hoje, a Marinha não tem embarcações para realizar o serviço de patrulhamento da costa brasileira a contento e que a Força tem que lidar ainda com restrições orçamentárias, segundo ele, o orçamento deste ano caiu de R$ 1,9 bilhão para R$ 1,5 bilhão.
É evidente para qualquer cidadão brasileiro, atento a estas questões internacionais que as forças armadas brasileiras estão reduzidas. Após o final do regime militar os governos eleitos deixaram que nossas forças armadas passassem por um longo processo de sucateamento.
Apesar das evidência óbvias de nossa fragilidade militar o Ministro da Defesa, Nelson Jobim , garante que o País ficará atento à movimentação americana na região. "Evidentemente, os americanos podem fazer o que bem entenderem, mas fiquem certos de que nas 200 milhas brasileiras a IV Frota não entrará".
... Acredite quem quiser, ria quem puder.



André Picardi
http://www.revitalizacao.com/
http://blogdopicardi.blogspot.com



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezado PICARDI,



Tudo bem?



Vejo que continua vigilante e atento quanto aos interesses nacionais e do meio ambiente.



Hoje vi, para minha surpresa, que o PT não apoiou e não integrou nenhuma chapa majoritária. O PT ainda existe em SRM?



Por outro lado, vi que o Cairo quer voltar, o que não se pode deixar, tendo em vista o que ele fez na prefeitura no passado.



Em Bambuí, tivemos que nos juntar ao PSDB para derrotar o mal maior, que vc sabe quem é. Estamos numa luta sem trégua para impugnarmos a candidatura dele, mas o MP resolveu dar um cansaço em todos, até em quem é honesto como no caso nosso.



Grande abraço.



Reginaldo.



EM tempo: depois que passar a turbulência, quero ir dar um passeio por aí.