quarta-feira, 9 de julho de 2008

Humanidade tem 7 anos para estabilizar emissões, diz IPCC

da Folha Online

O presidente do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) da Organização das Nações Unidas, Rajendra Pachauri, afirmou que a humanidade tem apenas sete anos para estabilizar as emissões de gases que causam o efeito estufa.

"Temos uma janela de oportunidade de apenas sete anos, pois as emissões terão que chegar ao máximo até 2015 e diminuir depois disso. Não podemos permitir um atraso maior", afirmou.

Pachauri disse a ministros da União Européia, que participam de uma reunião de dois dias em Paris, que as tentativas de enfrentar o problema vão fracassar se o bloco não assumir a liderança nas negociações mundiais.

"Se a União Européia não liderar, temo que qualquer tentativa de fazer mudanças e de gerenciar o problema da mudança climática vá desmoronar", disse. "Vocês não conseguirão trazer os Estados Unidos, a América do Norte (para as negociações). Vocês não conseguirão trazer outros países do mundo também."

Limite

A União Européia quer limitar o aquecimento total desde a época pré-industrial a dois graus, objetivo também estabelecido por muitos cientistas.

Pachauri também alertou para esta meta, pois, segundo ele, estão surgindo provas de que a mudança climática está se acelerando mais do que o previsto. Ondas de calor e enchentes estão aumentando e as temperaturas subindo, o que causa o derretimento das geleiras.

Atualmente estão ocorrendo negociações para um novo acordo global que possa substituir o Protocolo de Kyoto, quando seu prazo de vigência for encerrado em 2012.

Em 2007 o IPCC e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore dividiram o Prêmio Nobel da Paz, pelo trabalho de pesquisa e alerta a respeito do aquecimento global.


André Picardi
http://www.revitalizacao.com/
http://blogdopicardi.blogspot.com



Novos endereços, o Yahoo! que você conhece. Crie um email novo com a sua cara @ymail.com ou @rocketmail.com.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pois é André, as preoupações são imensas, este alerta ja foi dado ha anos. Mas com o G8 no comando de diminuirem as emissões "A PARTIR DE 2050" vamos chegar voce não acha? Acredito que o G5 deveria fazer uma chamada global aos outros paises e pressionar o G8 só assim, com uma grande manifestação em prol do planeta iremos conseguir alguma coisa. Mas há muito jogo de interesse nisso tudo, o Brasil poderia iniciar juntamente com os paises vinculados ao G5 um manisfesto neste sentido.
Parabens, e forte abraço! DAg